Morre Elza Soares aos 91 anos

Cantora e compositora morreu em sua casa, no Rio de Janeiro

A cantora e compositora Elza Soares morreu aos 91 anos nesta quinta-feira (20). A notícia foi dada por familiares em conta nas redes sociais.

"É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais", diz o comunicado, assinado por Pedro Loureiro, Vanessa Soares, familiares e Equipe Elza.

"Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação. A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo. Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim", conclui a nota.

Carreira

Nos últimos anos, Elza se manteve ativa no mundo musical e na militância política. Seus três últimos álbuns estiveram carregados da temática feminina.

Lançou, em 2019, o álbum "Planeta fome", que foi um marco em sua carreira, onde abordou o período em que perdeu dois filhos para a inanição e ela própria quase morreu.

Antes, em 2018, lançou "Deus É Mulher" e, em 2015, Mulher do Fim do Mundo.

Ao todo, Elza Soares lançou 34 álbuns ao longo da sua carreira. Seu talento foi revelado em 1953, quando participou do programa "Calouros em desfile", apresentado por Ary Barroso na Rádio Tupi.

"Entrei segurando minha roupa para ela não desmontar e arrastando uma sandália muito vagabunda, que era a única que eu tinha, e o Ary logo me olhou com aquela cara de quem ia aprontar alguma comigo", lembrou a cantora na biografia "Elza", escrita pelo jornalista Zeca Camargo.

"'O que você veio fazer aqui?', perguntou impiedoso. 'Vim cantar', respondeu Elza, achando que era melhor não ceder às brincadeiras. Ele dobrou então a provocação: 'E quem disse que você canta?' Outra resposta curta: 'Eu, seu Ary'", diz outro trecho do livro.

Em 2000, Elza Soares foi eleita a cantora do milênio pela BBC.

Vida

Nascida em 23 de junho de 1930 na zona oeste do Rio de Janeiro, casou-se aos 12 anos com um homem dez anos mais velho, Alaúrdes Soares, e foi mãe aos 13. Elza perdeu dois dos cinco filhos por causa da inanição e ficou viúva aos 21.

Conheceu Garrincha nos anos 1960, com quem teve um filho. Eles ficaram juntos por 15 anos e, ao longo deste período, Elza sofreu com episódios recorrentes de violência doméstica, relatados anos depois.

Assim como Elza, Garrincha morreu também em um 20 de janeiro. Foi em 1983.
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال