INSS: Quais são os requisitos para a aposentadoria rural?



Em novembro de 2019 ocorreu a reforma da previdência e com isso vários requisitos foram alterados para a concessão do benefício. Na matéria de hoje vamos explicar sobre o que é aposentadoria rural de acordo com a Reforma da Previdência



O que é aposentadoria rural?
Para essa aposentadoria é necessário cumprir requisitos específicos, para os trabalhadores rurais ele poderá receber um benefício mensalmente até o fim da vida após alcançar a idade e tempo de contribuição exigidos.

Quais são os requisitos para a aposentadoria rural?
Se você exerce alguma atividade que seja considerada rural, é necessário que você esteja atento na categoria que você se encaixa.

Veja os requisitos básicos:
Segurado especial (agricultor familiar, pescador artesanal e indígena)

Empregados
Contribuintes Individuais
 Trabalhadores avulsos rurais.

Aposentadoria Rural depois da Reforma
A idade para trabalhadores rurais continua sendo de 60 anos de idade para homens e 55 anos no caso das mulheres. Mas é necessário ter ao menos 15 anos de prova de atividade rural.

Como é possível comprovar essa atividade?
Antes da Reforma eram aceitas declarações sindicais, porém, depois da reforma isso não é mais possível. Esta aposentadoria passou a ser concedida com base na autodeclaração preenchida pelo trabalhador, além das provas da época do período de trabalho.

O cadastro é feito  no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), nele contém informações de outros bancos de dados e informações dos documentos dos próprios trabalhadores.

O cadastro no CNIS irá permitir que os segurados especiais tenham acesso aos benefícios de forma mais prática e com mais facilidade.

Qual o valor da aposentadoria rural?
O valor pago para esta categoria vai depender da modalidade do requerimento e principalmente do número de recolhimento efetuado pelo cidadão.

Até o momento o valor deste benefício continuará sendo o mesmo valor de R $1.045,00, mas em 2021 esse valor irá aumentar de acordo com o aumento do salário mínimo.
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال