Município de Cidade Ocidental dá exemplo de saída da crise para outros municípios do entorno

 Algumas iniciativas criativas tem melhorado a qualidade de vida da população do entorno do Distrito Federal, hoje vamos falar do Serviço de Inspeção Municipal - SIM, criado a dois anos pelo então vereador Fábio Correa de Cidade Ocidental que tem ajudado a população rural daquele município a prosperar e criar emprego e renda para seus munícipes.



O SIM está em atividade há dois anos e desde então, vem atuando na regularização de agroindústrias e fiscalização industrial e sanitária de estabelecimentos que produzem e comercializam produtos de origem animal. 

Sendo a lei de criação de autoria do atual prefeito, Fábio Correa, o SIM tem como finalidade, dentre outras ações, implantar boas práticas de fabricação em agroindústrias; apoiar a comercialização em feiras, eventos e mercados; promover capacitação dos agricultores, comerciantes e técnicos, e ainda promover educação sanitária. 

Vinculado à SubSecretaria de Agricultura, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, o SIM tem como objetivo apoiar a implantação de agroindústrias familiares, a regularização e a legalização de fábricas e agroindústrias de produtos de origem animal. 

A Médica Veterinária, Lian Vieira, ressalta que os produtos registrados dão aos consumidores maior confiança em consumi-los, pois assegura que esses produtos estejam em acordo com os padrões higiênico sanitários seguindo os regulamentos técnicos de identidade e qualidade de cada um. Além disso, incentiva os pequenos produtores a saírem da clandestinidade e oferecendo aos consumidores alimentos com qualidade e segurança. 

“A principal atribuição do SIM é à fiscalização dos locais que produzem e transportem produtos de origem animal com o objetivo de promover a boa prática na produção e manipulação de alimentos para que assim possa minimizar ou eliminar os potenciais riscos que a produção ou a manipulação inadequada desses produtos e serviços posam causar ao consumidor, reduzindo assim a incidência de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs) que em sua maioria são infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e parasitas.” Segundo a veterinária Lian Vieira. 

A regularização junto ao órgão possibilita aos estabelecimentos o acesso a políticas públicas desenvolvidas pelo governo, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). 

Um grande exemplo do sucesso dessa iniciativa, são as agro indústrias que vem surgindo no Município, podemos citar a agroindústria classificada em unidade de beneficiamento de leite e derivados, com produção de queijos tipo frescal e tipo mussarela, registrada e apta à comercialização; e outra em fase final de regularização classificada como unidade de beneficiamento de carne e produtos cárneos com produção de linguiças de carnes de suíno e frango.
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال