O papel da escola durante o ensino médio no caminho para a universidade

Celebrado em 21 de setembro, Dia do Adolescente traz consigo o peso da educação na escolha de uma boa universidade


Setembro de 2024 - No dia 21 de setembro comemora-se o Dia do Adolescente, e a data traz consigo um importante questionamento: o papel da escola no processo de preparação dos jovens para o ingresso na universidade e na escolha da profissão certa. Período esse da vida de muitas pessoas que se tornou o ponto da virada de chave na fase final da formação escolar e no início da sua carreira.

Com a chegada dos vestibulares realizados no final do ano, a escola torna-se ainda mais importante para guiar os alunos em suas escolhas e prepará-los adequadamente para os exames, garantindo assim ótimas colocações e ingressos em universidades de qualidade

Para Cintia Areno, diretora da Escola Nova by SIS, a educação de qualidade é um dos pilares para a definição do caminho que o estudante irá tomar na vida adulta. “O ensino médio é um espaço não apenas de aprendizagem de conteúdos fundamentais, mas também de orientação e apoio na construção de um projeto de vida. Profissionais capacitados exercem uma função significativa ao ajudar os alunos a reconhecerem suas habilidades, interesses e aptidões, fato que facilita a escolha de uma carreira que esteja alinhada com seus talentos e aspirações”, destaca.

Ainda segundo a diretora, no grupo SIS essas atividades acontecem de diferentes formas como palestras, workshops, escola para pais (aproximando os pais cada vez mais junto a entidade escolar e programas de mentoria, a ações que propiciam aos estudantes um ambiente rico em informações e experiências, que os auxiliam a tomar decisões mais conscientes sobre seu futuro.

“A preparação para os vestibulares requer uma abordagem pedagógica integrada que combine o ensino de conteúdos com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como resiliência, autocontrole, e gestão do tempo. Esses elementos são fundamentais para que os estudantes enfrentem o estresse e a pressão típicos dessa fase, e a escola é o espaço ideal para promover esse equilíbrio”, enfatiza.

Na instituição, o programa International Baccalaureate Diploma (IB) oferece aos alunos do Ensino Médio oportunidades para ingressar em universidades no exterior. Com uma preparação diversificada, o IB possibilita que o aluno tenha uma qualificação amplamente reconhecida para admissões internacionais. “Um dos pilares da SIS é a educação internacional, que promove a formação de cidadãos globais sem perder de vista a importância de suas raízes culturais, além de possibilitar o intercâmbio cultural entre suas unidades. Neste ano, a Escola Nova by SIS superou a média mundial do IB, que é de 30,3 pontos, alcançando 34,5 pontos”, finaliza Cintia.

No Distrito Federal, a escola, localizada na Asa Sul, é certificada pelo International Baccalaureate e autorizada a oferecer os programas do IB desde a educação infantil. Este ano, a instituição se prepara para receber sua primeira turma do ensino médio. Além do ensino bilíngue, os alunos da SIS Brasília também aprendem alemão e francês como línguas estrangeiras.

Sobre a SIS Swiss International School

A SIS Swiss International School possui 17 escolas na Suíça, Alemanha e Brasil. Suas escolas se destacam por prepararem alunos para se tornarem cidadãos globais, oferecendo ensino bilíngue em inglês juntamente com a língua local. Ao se formarem nas escolas da SIS, os alunos podem obter o IB Diploma, reconhecido em universidades no mundo todo. A SIS faz parte de um dos maiores e mais antigos grupos de educação privada europeu, o grupo Klett com 125 anos de existência.
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال