Com mais da metade dos cargos de liderança ocupados por mulheres, Andrade Maia Advogados se destaca no cenário nacional

Dados do IBGE indicam que as mulheres ocupam apenas 37, 4% dos cargos de gerência no país


Anelise Damasceno, sócia no Andrade Maia e head de Diversidade e Inclusão
Foto: Beto Raskin

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Estatística e Pesquisa (IBGE), as mulheres ocupam 37,4% dos cargos de liderança no Brasil. O índice é ainda inferior ao registrado na pesquisa anterior, que indicava uma participação delas em 39,1% dos postos de gerência. No setor jurídico esse cenário não muda muito, e ainda é baixa a representatividade feminina em cargos de poder relacionados à Justiça. A advocacia é um exemplo de números preocupantes: embora o Brasil tenha mais advogadas do que advogados, (são 624.285 mulheres e 615.989 homens inscritos na OAB), apenas 5 das 27 seccionais são presididas por mulheres.

Na contramão deste cenário todo, exemplos como o Andrade Maia Advogados, escritório de advocacia empresarial com foco nas áreas cível, empresarial, trabalhista e tributária e com atuação no Brasil inteiro, sinaliza para uma nova perspectiva. As mulheres representam 52% dos cargos de liderança da empresa. "As mulheres ocupam, em nossa maioria, os cargos de lideranças e atuam com protagonismo, inclusive incentivando outras a se desenvolverem e consolidarem suas carreiras", explica Anelise Damasceno, sócia no Andrade Maia e head de Diversidade e Inclusão.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Women in Law Mentoring Brazil, intitulada "Como está a diversidade de gênero nos escritórios de advocacia no Brasil", quando uma mulher ingressa em uma banca, as chances de se tornar sócia são menores em relação às oportunidades oferecidas a um homem. Apesar de responderem por 57% dos profissionais na composição geral dos escritórios, somente 34,9% das mulheres são contempladas no quadro de sócios de capital.

"Mesmo o cenário jurídico no Brasil sendo predominantemente masculino, não medimos esforços para trabalhar a igualdade de gênero aqui no escritório", ressalta Darlan dos Santos, head da área de Gente e Gestão no Andrade Maia. "Realizamos ações voltadas para o encorajamento feminino e diversidade de forma geral. Investimos cada vez mais em programas voltados para o desenvolvimento de novas lideranças femininas, além de assumir compromissos nacionais e internacionais relacionados ao tema", revela.

Darlan dos Santos, head da área de Gente e Gestão no Andrade Maia - Foto: Beto Raskin


Sobre o Andrade Maia

O Andrade Maia Advogados é um escritório de advocacia empresarial com foco nas áreas tributária, cível, societária e trabalhista. Com atuação em todo território nacional, conta com mais de 380 integrantes, 53 sócios, distribuídos em quatro sedes: São Paulo, Porto Alegre, Brasília e Salvador.

Com informações de Aline Zanchi

Emerson Tormann

Técnico Industrial em Elétrica e Eletrônica com especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação. Editor chefe na Atualidade Política Comunicação e Marketing Digital Ltda. Jornalista e Diagramador - DRT 10580/DF. Sites: https://etormann.tk e https://atualidadepolitica.com.br

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال