Iris Rezende: O eterno prefeito de Goiânia

Goiânia amanheceu nesta terça-feira (9/11) de luto com a notícia do falecimento do ex-prefeito e ex-governador Iris Rezende Machado. O prefeito Rogério Cruz decretou ponto facultativo no município para que os servidores possam prestar as últimas homenagens ao líder político que será velado no Palácio das Esmeraldas. Também foi decretado Luto Oficial por sete dias na capital.
Adeus a Iris

A despedida do Paço | Foto: Jackson Rodrigues


"Foi com imensa consternação e muito pesar que eu a minha esposa, Thelma Cruz, recebemos a triste notícia do falecimento do sempre prefeito de Goiânia, Iris Rezende, depois de mais de três meses de uma árdua e corajosa luta pela vida. Nossas orações e sentimentos são dedicados à esposa, Dona Iris Araújo, aos filhos Ana Paula, Adriana e Cristiano, netos, demais familiares e a todos que sofrem com a partida de Iris", lamentou Rogério Cruz em nota de pesar.

Os corações do nosso povo se abrem hoje para uma dor imensurável, dor que reflete a admiração, o respeito e a gratidão por tudo o que Iris Rezende representou aos milhões de goianienses, goianos e aos brasileiros de outras localidades por meio da sua atuação política durante mais de 6 décadas. O Brasil perde um de seus notáveis líderes políticos

prefeito Rogério Cruz
Iris Rezende nos braços do povo | Foto: Jackson Rodrigues

A história de Iris Rezende Machado, que nasceu em Cristianópolis, interior de Goiás, em 22 de dezembro de 1933, confunde-se com a de Goiânia, cidade marcada pelas administrações e paixão do político goiano. Iris marcou também a política nacional com uma das lideranças do processo de redemocratização do país.

Iris foi governador de Goiás por dois mandatos, ocupou cargos nos governos de José Sarney (ministro da Agricultura) e de Fernando Henrique Cardoso (ministro da Justiça), mas, como sempre gostava de enfatizar em seus discursos, conversas e entrevistas, guardava mesmo as melhores memórias à frente do Paço Municipal. Foi onde ficou conhecido como o "tocador de obras", fama reforçada também em suas administrações no Executivo Estadual.

Estilo inconfundível de governar: Iris chegava cedo ao seu gabinete | Foto: Jackson Rodrigues

Homem de fé, Iris não escondia sua religiosidade e costumava contar que suas principais decisões eram tomadas após momentos de reflexão e oração. Figura carismática e bom de prosa, trazia na memória detalhes da história de Goiânia, de Goiás, de suas administrações e de suas experiências na vida pública.

A criação dos mutirões para a construção de casas populares — que chamou a atenção do país e reuniu multidões — e também a fama de bom gestor das finanças e de tocador de obras eram repetidas com orgulho e saudosismo, nos quatro cantos da cidade que o acolheu e que foi responsável pelo início de sua vida política, ainda como líder estudantil e vereador.

Foi o povo goianiense que o consolidou como um dos políticos mais populares e queridos garantindo sua eleição também para os cargos de deputado estadual, prefeito, senador e governador.

Iris e seu amigo inseparável: o famoso Barack | Foto: Jackson Rodrigues

Iris Rezende mudou-se para Goiânia no final da década de 1940, com o objetivo de levar adiante seus estudos. Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mas foi na política que se realizou. Liderança estudantil, ainda na década de 1950, contra a vontade de sua família, disputou eleição para vereador. Eleito em 1959, permaneceu na função até 1962. Em 1963, ele assumiu o cargo de deputado estadual, sendo o mais votado em todo o estado. Em 1965, aos 32 anos, Iris Rezende foi eleito prefeito de Goiânia.

Em 1969, Iris Rezende foi cassado e perdeu seus direitos políticos por 10 anos pelo Ato Institucional nº 5 (13/12/1968), editado durante o governo do general Artur da Costa e Silva (1967-1969). Voltou para a advocacia mas não abandonou a luta pela redemocratização, levando multidões a comícios pelas "Diretas Já", em Goiânia. Após o reestabelecimento de seus direitos em 1979, Iris decidiu retornar à política e disputar o governo de Goiás em 1982, sendo eleito com 67% dos votos.

Já na Nova República, em 1986, Iris assumiu o Ministério da Agricultura, durante o governo do presidente José Sarney. Foi eleito governador na eleição de 1990 e senador por Goiás em 1994. Em 1997, assumiu a pasta da Justiça, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Em 1998, disputou o governo estadual mais uma vez, na disputa que elegeu Marconi Perillo.

Foi eleito prefeito de Goiânia em 2004 e 2008, deixando o cargo em 2010 para disputar a vaga de governador, sendo derrotado por Marconi Perillo. O experiente político considerou esse o seu maior erro na política e decidiu tentar retornar ao comando do Paço Municipal a fim de terminar o trabalho iniciado.

Raízes: homem do campo, registro de Iris Rezende em sua fazenda em Guapó| Foto: Jackson Rodrigues

Em 2016, entrou na disputa pelo comando do Executivo municipal e novamente saiu vitorioso. Em 2020, em meio à pandemia da Covid-19, já com 86 anos, Iris descartou sua candidatura à reeleição e decidiu aposentar-se da política, apesar da alta popularidade e uma gestão elogiada. Aposentado da vida pública, Iris passou a se dedicar à sua fazenda e a seu escritório de advocacia, onde recebia lideranças políticas.

Após sentir intensa dor de cabeça, no dia 6 de agosto de 2021, o ex-governador foi internado em Goiânia e passou por um procedimento cirúrgico para conter um acidente vascular cerebral hemorrágico.

No dia 31 de agosto, foi transferido para São Paulo e permaneceu internado no Hospital Vila Nova Star em tratamento de complicações clínicas do acidente vascular até o início da madrugada desta terça-feira (9/11) quando faleceu aos 87 anos.

A emoção de Iris na inauguração do Viaduto Jamel Cecílio, em dezembro de 2020 | Foto: Jackson Rodrigues

Iris deixa esposa, a ex-deputada federal Iris de Araújo, os filhos Ana Paula Rezende Machado Craveiro, Adriana Rezende e Cristiano Rezende, os netos Daniel e Mariana, e seu inseparável amigo de patas, o Barack, além de um legado de trabalho e amor por Goiânia, Goiás e o Brasil.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال