GDF vacinou quase 16 mil pessoas no dia de ontem (18/03) por todo o DF



Mais 15,7 mil pessoas foram vacinadas nesta quinta-feira (18/03). A vacinação contempla quem tem a partir de 72 anos; chegada de 59,8 mil doses ampliou grupo prioritário e 188.171 cidadãos já tomaram a primeira dose


No estacionamento do Parque da Cidade, a servidora federal aposentada Maria de Fátima, de 72 anos, recebeu a primeira dose do imunizante | Foto: Breno Esaki.

"Chegou a minha vez. Estou muito feliz. Peço às pessoas que tenham respeito e fiquem em casa. Eu estava muito ansiosa, na expectativa da chegada da vacina e, graças a Deus, hoje eu estou sendo vacinada"Maria de Fátima, 72 anos, servidora federal aposentada

O Distrito Federal já está vacinando quem tem 72 anos ou mais. A vacinação para essas pessoas está disponível em 47 pontos de vacinação, sendo 14 por drive-thru. Somente nesta quinta-feira (18), 15.727 pessoas receberam a primeira dose do imunizante e 826 receberam a segunda dose.

Ao todo, 188.171 já foram vacinadas com a primeira dose e 68.043 com a segunda. A ampliação do grupo prioritário foi possível com a chegada de 59,8 mil doses da vacinas CoronaVac.

No estacionamento do Parque da Cidade, a servidora federal aposentada Maria de Fátima, de 72 anos, recebeu a primeira dose do imunizante. Após uma longa espera, dona Maria se diz feliz e com esperança. "Chegou a minha vez. Estou muito feliz. Peço às pessoas que tenham respeito e fiquem em casa. Eu estava muito ansiosa, na expectativa da chegada da vacina e, graças a Deus, hoje eu estou sendo vacinada", afirma.

Já o ex-militar Jorge da Silva, também de 72 anos, procurou a UBS 2 da Asa Norte para receber a vacina. "Estava bastante ansioso e, mais ansioso do que eu, estavam as minhas filhas, para terem certeza que eu vou ficar durante muito tempo aqui. Estou bastante aliviado e espero que a minha companheira, que tem 70 anos, em breve consiga tomar a vacina", afirma Jorge.

"Foi só a primeira dose, tem que aguardar a segunda dose e continuar tomando cuidado. Eu sempre uso máscara e não saio por aí sem necessidade. Continuem se cuidando que o dia da vacina vai chegar. Espero que chegue o mais rápido possível para todos"João Luiz, 72 anos, eletricista aposentado

Não é mais necessário realizar agendamento para ser vacinado. Os pontos de vacinação estão recebendo a população por livre demanda entre 8h e 17h, nas salas de vacina e das 9h às 17h nos drive-thrus. A vacinação também ocorrerá aos sábados e domingos, em três pontos de vacinação por drive-thru, no Parque da Cidade, no estacionamento 13, Shopping Iguatemi e Faculdade Unieuro, em Águas Claras. Nos finais de semana, os pontos abrem às 9h e fecham às 15h.

João Luiz, eletricista aposentado de 72 anos, se descreveu ansioso e emocionado antes de receber a primeira dose do imunizante. Apesar da euforia, João está ciente de que a imunização ainda não está completa. "Foi só a primeira dose, tem que aguardar a segunda dose e continuar tomando cuidado. Eu sempre uso máscara e não saio por aí sem necessidade. Continuem se cuidando que o dia da vacina vai chegar. Espero que chegue o mais rápido possível para todos".

Imunizantes
A vacina CoronaVac é produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. A imunização contra a Covid-19 exige a aplicação de duas doses, com intervalo entre 14 e 28 dias entre uma aplicação e outra. Do total de doses recebidas, 50% são reservadas para segunda dose e cerca de 5% são reservadas tecnicamente para repor eventuais perdas.

O DF já recebeu 354.360 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 287.360 da CoronaVac e 67 mil da vacina Covishield. A primeira é produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. A segunda é desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford, com a farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca. Cerca de 5% do total de doses recebidas são reservadas tecnicamente para repor eventuais perdas.
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال