Uma parceria entre a Prefeitura de Cocalzinho de Goiás e a escola de futebol CFZ, de Brasília, tem mudado a rotina dos jovens que praticam futebol na cidade
Segundo informações da própria prefeitura, a parceria é resultado de um projeto desenvolvido pelo governo municipal que tem o objetivo de “incentivar o esporte, e por meio dele formar cidadãos”.
O projeto já funciona há um ano. Para celebrar tal data, Cocalzinho foi cidade sede para a 2ª Copa CFZ, evento que reúne centenas de atletas de diversos Estados brasileiros.
Os jogos finais do campeonato aconteceram no dia (13) de janeiro do mês passado e neles o município de Cocalzinho garantiu dois títulos, sendo um na categoria (Pré-Mirim) e outra na categoria principal (Juvenil).
Entre as autoridades presentes durante os jogos da etapa final do campeonato estava o vice-prefeito de Cocalzinho, Alair Rabelo Neto, o Nenzão, e o secretário municipal de Esporte, Inácio Ferreira Gomes.
Já o prefeito de Cocalzinho, Alair Ribeiro, falou sobre o projeto e afirmo que sua gestão investe em ações esportiva, pois acredita que através delas seja possível colaborar para a inclusão social, o bem-estar físico, a promoção da saúde, do desenvolvimento intelectual e humano, e também assegurar o exercício da cidadania.
“A necessidade de programas destinados a democratizar o acesso à prática de esportes, por meio de escolinhas esportivas e lazer, especialmente em bairros distantes da área central de Cocalzinho de Goiás, trata-se de medida urgente, a ser adotada pelo poder público”, diz Alair Ribeiro. “As crianças e adolescentes na prática do desporto, automaticamente rejeitam as drogas. E, em geral, se cria o hábito da alimentação saudável.”
Para o prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango, investir em políticas públicas voltadas para o esporte e o lazer é uma das formas mais eficientes para melhorar a qualidade de vida da população.
“É imprescindível que as autoridades tomem isso como plano de governo: assegurar espaço para esporte e lazer à nossa juventude. Desta forma conseguiremos formas cada vez mais, nas futuras gerações, homens e mulheres comprometidos com a vida saudável e distantes das drogas”, comentou Hildo.