“Privatização da água é presente de natal do Congresso para multinacionais”, critica líder do Podemos, que anuncia voto contra proposta

Líder do Podemos na Câmara, o deputado federal José Nelto (GO) critica a pressa para votação do projeto 3261/2019, conhecido como marco regulatório do saneamento básico. A proposta teve o regime de urgência aprovado na semana passada e pode ser votada nesta quarta-feira (4)
Resultado de imagem para marco regulatório do saneamento básico”A água do Brasil será entregue para multinacionais e para empresários envolvidos na Lava Jato. Além disso, haverá demissões em massa. Aproximadamente, 150 mil pais de família serão desempregados por culpa do Congresso Nacional. É o marco da corrupção e o do desemprego”, protesta.

Para Nelto, a aprovação do projeto vai provocar um aumento nas tarifas, tornando o serviço inacessível para milhões de brasileiros.
 
“De nada adianta levar água e saneamento básico aos cidadãos se a maioria dos brasileiros não vai conseguir pagar. A conta do copo de água vai chegar em dólar”, adverte.

O parlamentar defende um outro modelo para resolver os problemas de acesso ao saneamento no Brasil, e lembra que a Alemanha está reestatizando os serviços de água, energia e esgoto.

“Se o Governo quer realmente melhorar o sistema de saneamento e agua no Brasil é só modificar a lei das estatais. Limita os gastos de pessoal das estatais em 40%, a acabando com os altos salários, e reserva 60% do dinheiro para investimentos.

Além disso, quebra o monopólio e deixa a livre concorrência para o cidadão optar entre empresa privada ou estatal. Agora entregar o ‘filé mignon’ e deixar o osso para o povo é um crime”, dispara.

Nelto destaca que no estado de Goiás a população, que já passou pelo processo de privatização no setor elétrico, sofre com os serviços prestados pela Enel, empresa italiana, com sede em Roma.

“Em Goiás temos uma péssima experiência com privatização no setor elétrico. Não queremos que a nossa água e serviços de saneamento também sejam encarecidos e percam a qualidade. Eu não serei responsável, nem a minha bancada, de votar favorável à entrega do serviço de água e saneamento para as multinacionais”, garante.
 
Resultado de imagem para marco regulatório do saneamento básico

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال