Saúde lança planejamento estratégico da OS Agir para 2018/2019

Um Sistema Único de Saúde (SUS) inclusivo, resolutivo e com a finalidade de aperfeiçoar os mecanismos de gestão, foi o que o Secretário da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, lançou nesta terça-feira, dia 9, junto com a organização social Agir – Associação Goiana de Integralização e Reabilitação: o Planejamento Estratégico para o biênio de 2018/2019 da organização social e das unidades estaduais de saúde sob sua gestão

Imagem relacionada
Estão sob gestão da OS Agir o: Crer – Centro Estadual de Readaptação e Readaptação Dr. Henrique Santillo; HDS- Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta; e Hugol– Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira.

Leonardo Vilela, também representando o governador Marconi Perillo, ressaltou em seu discurso que “a responsabilidade da Agir é muito grande, porque ela, com todos os seus colaboradores, foi quem promoveu uma mudança no conceito da saúde pública de Goiás, que passou a ter qualidade e que nada fica devendo à saúde prestada pelos hospitais privados e filantrópicos e, em muitos casos, ultrapassa esse nível, e é isso que nós queremos para Goiás. Capitaneados pela Agir, que acaba sendo uma referência para as demais organizações sociais, nós temos hoje uma saúde pública que é referência para o Brasil inteiro. É isso que a sociedade goiana espera de nós”.

O superintendente Executivo da Agir, Sérgio Daher, explanou que “ao lançar o Planejamento Estratégico da organização social e unidades, para o biênio 2018 – 2019, reafirmamos o compromisso em aprimorar as boas práticas de gestão, intensificar o cumprimento das normas estabelecidas pelas instituições reguladoras, promover ensino e pesquisa e zelar pelos valores universais do SUS. Estamos diante de mais uma grande oportunidade de melhoria e otimização dos nossos processos com reflexos diretos na valorização do ser humano e em especial dos nossos pacientes enquanto cerne da nossa existência”.

Para a construção do Planejamento Estratégico, a Agir contou com a parceria da MB Consultoria, que apoiou as unidades na elaboração da identidade organizacional e do mapa estratégico. Marx Alexandre Gabriel, diretor da empresa de consultoria, narrou que o planejamento foi fundamentado nos conceitos do Balanced Scorecard (BSC) dos autores Kaplan e Norton e nas Cinco Forças Competitivas de Porter, que são as principais metodologias para a gestão de objetivos estratégicos na atualidade.

“Para a construção do Planejamento Estratégico, a Agir e os colaboradores das unidades Crer, HDS e Hugol se mostraram comprometidos e engajados, apresentando um altíssimo grau de qualidade em seus indicadores. Sem dúvida, a Agir, enquanto administradora desses hospitais, está um passo à frente na gestão de hospitais públicos no Estado”.

Identidade organizacional
A identidade organizacional é o que norteia a instituição sobre sua razão de ser, aonde quer chegar e quais são suas bases para alcançar esses objetivos. “A metodologia aplicada nos permitiu reformular as identidades organizacionais, com conceitos de missão, visão e valores, além de traçar objetivos, metas e indicadores orientados à missão da Secretaria da Saúde de Goiás, e aos contratos praticados, e que certamente nos conduzirão ainda mais longe, com segurança, foco, interatividade e respeito às políticas públicas”, explica Sérgio Daher.

Conforme o termo de compromisso de execução pactuado entre a organização social e a SES/GO, assinado pela superintendência executiva da Agir, diretores das unidades e secretário da Saúde, as identidades organizacionais são:
Agir – “Promover soluções em gestão e gerenciamento para o setor de saúde” para “ser referência nacional em gestão de saúde” com “pioneirismo, humanização, inovação, comprometimento, competência, transparência e ética”.
Crer – “Oferecer assistência à saúde da pessoa com deficiência, fundamentada no ensino e pesquisa” para “ser referência nacional em reabilitação com gestão sustentável” com “competência, responsabilidade, ética e renovação.
HDS – “Oferecer assistência ambulatorial especializada aos usuários do SUS e assistência integral aos pacientes residentes” para “ser reconhecido como uma unidade de referência estadual em atenção humanizada ao idoso e às pessoas com doenças crônicas”, com “ética, humanização, responsabilidade, transparência e qualidade”.
Hugol – “Oferecer assistência humanizada e de referência em urgência e emergência aos usuários do SUS, fundamentada no ensino e pesquisa” para “ser reconhecido nacionalmente no atendimento em urgência e emergência de média e alta complexidade” com “humanização, transparência, responsabilidade, ética, inovação e qualidade”.

Qualidade
O superintendente Executivo da Agir explicou ainda que “os hospitais estaduais Crer HDS e Hugol se destacam por oferecer um elevado padrão de atendimento à população. Os avanços constantes são provenientes de práticas modernas de gestão, e investimentos em ferramentas com foco em qualidade. Somos case de sucesso no âmbito nacional, nos processos de acreditação ONA, certificação ISO e implementação da metodologia Lean”.

De acordo com o secretário da Saúde de Goiás, os resultados apresentados pelo Hugol no que tange à implementação da metodologia Lean foram os melhores dentre as demais unidades participantes do projeto. “Mais recentemente, nós vimos que a AGIR não tem se contentado em aceitar aquele patamar que já atingiu, procurando um aperfeiçoamento contínuo. Em São Paulo, no Hospital Sírio-Libanês, pudemos acompanhar a apresentação dos resultados da metodologia Lean no Hugol, indubitavelmente os melhores resultados. Isso me deixa feliz e consciente de que estamos no caminho certo”, conclui Leonardo Vilela.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال